Diario de Aulas

Stop Motion

17-06-2010 08:31
                        Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e...

IV Seminário da LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS .

27-05-2010 08:20
      Nos dias 18, 19 e 20 de maio ocorreu o IV seminário de licenciatura em artes visuais, onde tivemos o praser de discutir questões acerca da mudança do curriculo em artes, discutindo as formas como se vem trabalhando o curso de artes e as novas propostas para um curriculo que vise formar um professor-artista-pesquisador . Dia 18; Palestrante:Profa.Dra. Jociele Lampert (UDESC) Debatedor:Prof.Ms. Henrique Lima Assis (Ciranda da arte / SEE) No primeiro dia se discutiu a obrigatoriedade dos estagios no curriculo de artes, como também sua importância para nos inserirmos no mercado de trabalho, durante os GTs discutimos a realidade do mercado de trabalho e as dificuldades que encontramos em trabalhar arte . as perguntas levantadas foram > Será que o estágio prepara esse futuro docente? Estamos preparando alunos para o contexto contemporâneo? Há poucos arte-educadores, onde estão quando terminam a graduação? Porque o desinteresse pelas escolas? Dia 19; Práticas para...

Exercicio sobre o video Mão Mãe

06-05-2010 08:51
Nós assistimos o curta "Mãe Mão", de Marcos Magalhães; www.youtube.com/watch?v=l6GrNRfqKyc . E nos foi proposto analizar e dar uma continuidade a temática do video. O video aborda uma questão riquissima sobre o quanto somos influenciados ao longo da vida, nos levando a refletir quantas "mãos mães" estão interferindo nas nossas decisões de todos os dias.

O Ensino Intuitivo e a Arte

16-04-2010 21:16
A arte ganhou espaço na educação no brasil , só a partir da república, com o cientificismo, na tentativa de formar uma mão-de-obra capacitada o desenho vinha como base para formar um olhar mais rigoroso, mais "cientificista'', as atividades artisticas buscavam o desenvolvimento da percepção cientifica, servindo também como auxiliar das demais disciplinas. Não se pode nem chamar de ensino de "arte", era um ensino de desenho, pintura, escultura etc. puramente tecnico, que priorizava a perfeição da cópia não se valendo de qualquer subjetividade.

Ensino Intuitivo

15-04-2010 20:46
Ensino Intuitivo, características;   O ensino intuitivo, modelo de ensino cientificista, valorizava a intuição como elemento essencial do conhecimento, o método se divide em três graus, detalhados por BUISSON (1897): a intuição sensível, a intuição intelectual e a intuição moral. A intuição sensível é considerada como a primeira etapa do método, conhecida no ensino primário e nos jardins de infância sob a denominação de lições de coisas, consiste em ensinar as crianças a observar: ver, sentir, tocar, distinguir, medir, comparar, nomear, para depois conhecer, ou seja, educar os sentidos para depois exercê-los. A segunda forma de intuição – a intelectual – consiste no desenvolvimento da inteligência por meio do raciocínio, da abstração e reflexão, ultrapassando a intuição sensível. A intuição moral ocupa o terceiro grau no desenvolvimento do ensino intuitivo e consiste em educar a criança quanto nos aspectos morais e sociais.  Colocado em circulação nas últimas décadas do...

Aula do dia 8 de abril, EDUCAÇÂO NA REPÚBLICA:

08-04-2010 19:31
                                                                        Aula de tiro na Escola Normal (SP)     Tenho fé alguma, tôda a gente sabe o que tem sido. No tocante a instrução secundária, limitaram-se, os governos, a criar liceus nas capitais e aqui, no Rio, o Colégio Pedro II e o Militar. Todos eles são instituições fechadas, requisitando para a matricula de alunos nos mesmos, exigências tais, que, se fôsse no tempo de Luís XV, Napoleão não se teria feito na Escola real de Brienne. Ambos, e , sobretudo, o colégio Militar, custam os olhos da cara e o dinheiro gasto com êles dava para mais três ou quatro colégios de...

Arte e Tecnologia, novas formas de ver e fazer arte.

25-03-2010 08:17
  Palestra com Diana Domingues   No dia 25 de março ocorreu Seminário Permanente de Arte e Tecnologia, e podemos assistir a palestra da Artista Plástica e Professora Dra. Diana Domingues, professora titular do Departamento de Artes da Universidade de Caxias do Sul,diretora do grupo de pesquisa Novas Tecnologias nas Artes Visuais, desenvolvendo pesquisa Arte, Tecnologia e Comunicação. O objetivo da Dra. é fazer com que a arte seja mais que apenas questão de estética, mas que seja um meio do interação entre a arte e outras áreas do conhecimento como a ciência,criando uma discução sobre as mudanças que estão ocorrendo na sociedade resultantes principalmente das tecnologias contemporâneas, assim refletindo também sobre as mudanças no nosso próprio jeito de ver a vida. Na palestra a artista defende que o artista deve usar dos novos meios tecnológicos de diferentes ferramentas buscando uma poética mais voltada para o mundo em que vivemos ,para o nosso corpo, através da junção...

Aula do dia 04 de março de 2010.

04-03-2010 16:47
  “O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo”* * ASSIS, Machado de. “Conto de escola” In: A cartomante e outros contos. São Paulo: Moderna, 2004, p. 30.    Nesta aula nos foi apresentado uma introdução a historia da educação no Brasil, tendo como referencia o acervo do antigo Museu Pedagógico da Escola Caetano de Campos-SP.A partir da visão e analise desse modelo de educação Imperial pudemos refletir sobre a educação contemporânea , como também sobre o uso de instrumentos intermediadores no processo da aprendizagem, assim entendendo melhor quando um objeto se torna objeto de ensino/aprendizagem, como no caso da palmatória usada ate meados do século XX, e de diversos outros "objetos" que se tornam ferramentas na mão do professor para auxiliar no ensino.No caso da palmatória era um meio disciplinador e impositor de obrigar o aluno a se comportar e também a...
Itens: 1 - 8 de 8